quinta-feira, 19 de abril de 2012

Xô preguiça

Hoje nossa conversa no blog vai ser diferente ou falar um pouco sobre um problema que atinge muitas pessoas inclusive eu, o sedentarismo.



O que é sedentarismo?
Sedentarismo pode ser definido como a falta de atividade física e pode afetar a saúde da pessoa.A falta de atividade física não está ligada a não praticar esportes. Pessoas que não praticam esportes mas fazem atividades físicas regulares, como limpar a casa, caminhar para o trabalho, realizar funções que requerem esforço fisíco, não são consideradas sedentárias.
O sedentarismo só é classificado quando a pessoa gasta poucas calorias diárias com atividades fisícas. E não podemos achar que aquela pessoa magra é saudável, e uma pessoa mais a cima do peso pode ser sedentaria, o sedentarismo atinge pessoas magras, a cima do peso, crianças, adultos enfim todo mundo.
Consequências para a saúde - a ausência de atividade física pode provocar um processo de regressão funcional, perda de flexibilidade articular além de comprometer o funcionamento de vários órgãos posteriormente distinguindo-se um fenômeno associado à hipotrofia de fibras musculares, além de ser a principal causa do aumento da ocorrência de várias doenças, como a hipertensão arterial, diabetes, obesidade, aumento do colesterol e infarto.


Confesso que faço parte dessas pessoas que tem uma "preguicinha" dentro de si quando o assunto é se exercitar.
Um belo dia  me caiu a ficha sou um pouco sedentária rs, não fui ao médico para descobrir mas também nem precisava rs, faço pouquíssimo esforço físico até para chegar no trabalho ou ir ao super mercado o esforço é pouco pois tudo é perto de casa. Mas também se preciso andar muito ou me chamam para fazer algo legal eu TOPO!
Nunca liguei muito para a prática de exercícios e sempre achei que não precisava, pois nunca tive problema de peso, sempre fui bem magra não importa o quanto eu coma sempre tenho o mesmo peso. Mas de um tempinho para cá comecei a me senti sempre cansada e desanimada para fazer muitas coisas. Ai então levantei sacudi a poeira e dei a volta por cima e  decidi entrar na academia e ter uma vida um pouco mais saudável.
E assim eu acabo de inaugurar um nosso tópico para o blog!

Xô sedentarismo!!!

Vou contar para vocês como será minha guerra contra a preguiça e claro os benefícios. Quem sabe você não se empolga e decide fazer algo também...

Beijos meninas






Nenhum comentário: